terça-feira, 18 de maio de 2010

Soroban

A professora Lidiane desta U.E. (Abílio Raposo Ferraz Júnior) desenvolveu com os alunos das 5ª séries A e B um projeto de pesquisa e desenvolvimento de um Soroban.

Soroban é o nome do ábaco japonês. O ábaco é um dos instrumentos de cálculo e registro numérico mais antigos na história da humanidade. Ele foi utilizado por diversos povos e civilizações: babilônios, romanos, árabes, chineses, entre outros. Não se sabe ao certo quando o ábaco foi inventado, embora haja indícios de que os babilônios já utilizavam esse instrumento desde o século III a.C..



Estrutura do Soroban

A haste horizontal central, chamada hari, divide o Soroban em duas partes. Na parte inferior da haste vertical, existem quatro peças chamadas ichidamas, que valem uma unidade cada. O termo ichi em japonês significa um, e dama significa peça. Na parte superior, encontra-se apenas uma peça por haste, chamada godoma (go é o número cinco em japonês), que vale cinco unidades.


Competências e habilidades a serem desenvolvidas com alunos da 5ª Série ao trabalhar com o Soroban:

Compreender a estrutura do sistema de numeração decimal e a representação dos submúltiplos da unidade; ler e escrever números decimais; e representar números decimais no ábaco.


As fotos do Soroban de cada grupo será postada com o título Meu Soroban! Confiram!