terça-feira, 5 de março de 2013

ENTRETERIMENTO

Filme "Dezesseis Luas" mira no alvo dos órfãos de "A Saga Crepúsculo"Comentários 3Roberto Sadovski




Cena de "Dezesseis Luas", filme de Richard LaGravenese aspirante a novo "Crepúsculo"

A história é mais velha que o tempo: em time que está ganhando não se mexe. "Dezesseis Luas", fábula romântica com pitadas sobrenaturais, chega aos cinemas na tentativa de preencher o vácuo deixado pelo fim de "A Saga Crepúsculo" -- e de faturar como os filmes baseados nos livros de Stephenie Meyer.

O estúdio por trás do novo filme, que tem direção de Richard LaGravenese ("P.S. Eu Te Amo"), é o mesmo que bancou os suspiros de Edward e Bella. O casal central, Alden Ehrenreich e Alice Englert, atua até melhor que os agora miliardários Robert Pattinson e Kristen Stewart. "Dezesseis Luas" tem coadjuvantes de luxo (Jeremy Irons, Emma Thompson, Viola Davis) e efeitos especiais decentes.

E  ainda assim, patinou nas bilheterias norte-americanas, com uma estréia anêmica de US$ 7,5 milhões. Para comparar, o primeiro "Crepúsculo" abriu com US$ 70 milhões em novembro de 2008. O futuro da nova saga no cinema não parece muito promissor.

Adaptar material literário de sucesso para o cinema é história velha. Mas o fenômeno da literatura para "jovens adultos" (adolescente não gosta mais de ser chamado de adolescente) é mais recente -- e chegou na esteira do novo cinema de fantasia.

Dezesseis Luas (2013)15 fotos 4 / 15Cena do filme "Dezesseis Luas", de Richard LaGravenese. Na trama, o jovem Ethan deseja deixar sua cidade natal, mas desvenda segredos sobre o lugar e sobre o seu passado ao entrar em contato com uma garota misteriosa chamada Lena. O elenco conta com Jeremy Irons, Emma Thompson e Alden Ehrenreich Divulgação / Paris Filmes"Harry Potter e a Pedra Filosofal" deu o pontapé nessa porteira e se tornou um fenômeno em todas as mídias. Como os cifrões falam alto, todo estúdio foi atrás de replicar o sucesso do bruxinho de Hogwarts em meia dúzia de variações, nem todas bem sucedidas.
Eragon", de 2006, não passou do primeiro filme, embora a saga seja composta de quatro livros. "Percy Jackson e o Ladrão de Raios", comandado pelo mesmo diretor dos dois primeiros "Harry Potter", Chris Columbus, bateu na trave e ganha uma sequência (com menos pedigree) ainda este ano.

"Crepúsculo" pode ter mirado na seara de "Harry Potter", mas acertou mesmo o coração de mocinhas apaixonadas, que viram no amor quase impossível do vampiro Edward com a humana Bella um espelho de seus próprios desejos – não atrapalhou o fato de as mães das tais mocinhas apaixonadas compartilharem os mesmos suspiros.

Da noite para o dia, "Crepúsculo" virou fenômeno. Os livros, que já vendiam horrores, ganharam uma platéia mundial com os filmes; seus protagonistas passaram a ser perseguidos dentro e fora do set – o fato de Pattinson e Kristen formarem um casal do lado de cá da tela só aumentou o interesse; o fato de eles terem protagonizado uma lavagem pública de roupa suja com a traição da moça e o perdão do moço, idem.



ATORES DE "DEZESSEIS LUAS" COMENTAM SOBRE O FILME