segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sucesso

Escola “Abílio Raposo Ferraz Jr.” atinge objetivo

A escola “Abílio” em que trabalho desde 1997, vem inovando nos últimos anos com seu conselho de classe participativo e informatizado. Essa medida comandada pelo diretor professor Clóvis contribuiu para trazer a família dos alunos para a escola. O que percebi nesse tempo e com essa experiência é que houve uma melhora significativa na disciplina dos alunos. A escola tem regras claras, não tolera indisciplina, os pais sabem disso e em sua maioria concordam com essa gestão colaborando para que haja um clima de cumplicidade cada vez maior entre alunos, professores, funcionários e gestores.
Qualquer pessoa ao visitar a escola percebe que existe harmonia. E novas experiências têm sido realizadas. Nesse primeiro bimestre ocorreu uma total reformulação do conselho de classe (reunião em que todos os alunos são avaliados pelos professores em conjunto num processo em que não só notas são dadas como também dificuldades e avanços são comentadas e recomendações são feitas aos pais e alunos). Porém, desta vez a maior alteração é a de que no conselho já não participam mais os pais e os alunos. Eles são chamados posteriormente em reunião marcada com antecedência e caso não possam por algum motivo participarem da reunião, direção e coordenação se dispõem a atender aos pais no decorrer da semana imediatamente posterior a ela. Na reunião apenas pais e responsáveis podem receber o boletim do aluno com as causas de eventuais dificuldades e as recomendações para que o aluno possa melhorar.
Fruto de um trabalho de persuasão e persistência, a escola comemora um feito: 100% dos pais ou responsáveis compareceram à escola para saberem a respeito da vida escolar de seus filhos ou responsabilizados. “É a primeira vez que isso ocorre em minha já longa carreira”, afirmou o diretor da escola. Agora é aguardar que realmente mudanças possam ocorrer de verdade. O ensino-aprendizagem é um dos processos mais discutidos e polemizados na história do conhecimento humano. Sempre se fala da necessidade de uma maior participação da família na vida escolar das crianças e dos jovens. O que sei é que desde que acompanho esse processo, primeiro como aluno e depois como professor é que os tempos são outros. A informação instantânea pede uma nova atitude do profissional da educação. Os pais já não têm o mesmo fôlego para cobrar de seus filhos como os pais de antigamente. Os jovens já não vêem os professores com o mesmo respeito. É próprio do novo tempo em que vivemos que a realidade da criança, adolescente ou mesmo jovem, ganha mais importância do que qualquer manual de instruções criado em gabinetes confortáveis e com ar condicionado. O “Abílio” é uma escola de periferia (periferia não significa algo feio e sim, área distante do centro); seus alunos têm realidades diferentes como toda escola. Cada período em que as turmas estudam apresenta suas suscetibilidades. Um aluno do noturno trabalhador precisa ser encarado com uma atenção diferenciada do que a do aluno do diurno que não trabalha.
Mas passos precisam ser dados, experiências precisam ser feitas, resultados precisam ser buscados e o objetivo só será alcançado com tentativas que tanto podem dar certo como não surtir efeito. O importante é tentar. Uma nova ação da coordenação e direção do “Abílio”, essa mais relacionada ao ensino propriamente dito é o primeiro Simulado Saresp/ENEM + Redação que será realizado com os alunos de todas as séries. Alunos de 5ª série a 8ª série do Ensino Fundamental farão com os alunos da 1ª série e da 2ª série do Ensino Médio uma prova que simula a prova do Saresp e os alunos da 3ª série do Ensino Médio, uma que simula prova do ENEM. O simulado ocorrerá no dia 16 de junho e envolverá toda a equipe escolar da escola. O objetivo é além de preparar os alunos, fazê-los acostumarem com concursos e adquirirem prática para poderem no futuro terem melhores condições para entrarem no mercado de trabalho tão competitivo.
Marco Antônio de Almeida

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