quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sarau

O emocionante Sarau da Escola Abílio

Um sarau (do latim seranus, através do galego serao) é um evento cultural ou musical realizado geralmente em casa particular onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros,música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro. Evento bastante comum no século XIX que vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação. Consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite, apresentando concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias. Vem ganhando vulto por meio das promoções dos grêmios estudantis e escolas.
Na Escola Abílio foram as professoras da Sala de Leitura que organizaram o 1° Sarau, onde muitos alunos, pais e pessoas da comunidade puderam se deliciar com textos de vários autores consagrados.
Escolheram textos de vários autores que foram lindamente interpretados pelos alunos da escola. Foi uma noite mágica, desde a entrada onde as pessoas eram recebidas por alunos em traje de gala e levados até os seus lugares. O público presente ouviu belos textos e músicas escolhidas a dedo pelas organizadoras do evento, que emocionaram a todos.
Ver o sorriso dos alunos participantes foi um despertar de uma esperança já distante de que nas escolas não se dá mais importância para a poesia.
As professoras Natália da Costa e Edinéia de Fátima Pinheiro, responsáveis pela Sala de Leitura, não mediram esforços para que fosse uma noite inesquecível.
A noite terminou e a magia do momento foi levada nos olhares e abraços distribuídos entre todos que estiveram presentes.
Este é o caminho para chegar aos corações, seja de jovens ou adultos.
A escola Abílio está acompanhando a evolução de tudo que acontece no mundo atual, mas nunca deixará morrer a magia da poesia em seus alunos, e conta com a colaboração das professoras responsáveis pela Sala de Leitura.
Parabéns a todos que participaram do Sarau, os que foram assistir e se deliciaram com as belas interpretações já esperam receber convite para o próximo que com certeza acontecerá muito em breve.

Vandenilza Caldonazzo